Buscar
  • Interbrasil Saúde

Como são queimadas as calorias?



Como a gordura corporal é composta basicamente por calorias estocadas, o jeito mais conhecido para perder peso é queimar mais calorias do que você está ingerindo. Faça isso e seu corpo irá começar a retirar as calorias que faltam das suas reservas de gordura. Há mais nuances que isso, claro, mas para a maioria dos casos, isso vale. Mas como exatamente estas calorias são queimadas?


Se você já fez algum exercício programado numa esteira ou numa bicicleta ergométrica, provavelmente já viu coisas como “cardio zone” ou “fat-burning zone”. Nós chegaremos lá daqui a pouco, mas por enquanto, tudo que você precisa saber é isso: o exercício físico é só um pedacinho da queima de gordura.


Há um excelente artigo (em inglês) na Active.com detalhando minuciosamente estes processos, mas aqui vai uma explicação resumida. Há três categorias de processos responsáveis pela queima metabólica. Entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas por você estar vivo. Isto não tem nada a ver com se mexer. Nada. É a chamada taxa metabólica basal. Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir o que você come, o chamado metabolismo digestivo (ou efeito térmico do alimento). Como diz a Active, estes dois representam entre 70% e 85% — tudo isso mal tendo que mover um dedo.


Os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação (termogênese associada a exercícios, ou EAT) ou apenas por andar pelo seu apartamento (termogênese de atividades que não são exercício, ou NEAT).


Botando pra queimar! Continua...

Fonte: GIZMODO BRASIL adaptação do artigo "A ciência da gordura: como ela é armazenada no corpo – e como queimá-la"

Imagens: por Olly/Shutterstock e Jonathan D. Blundell/Flickr

16 visualizações

 CENTRAL DE ATENDIMENTO 

ATENDIMENTO DE SEG A SEX: 8H ÀS 17:30H

WhatsApp

 SUPORTE ONLINE 

ATENDIMENTO DE SEG A SEX: 8H ÀS 17:30H

 ESCRITÓRIO CENTRAL 

ATENDIMENTO DE SEG A SEX: 8H ÀS 17:30H

AV. DESEMBARGADOR MOREIRA, 2001 - 3º ANDAR

ALDEOTA - FORTALEZA - CE - BRA

ICONE INTERBRASIL-01.png

Planos de saúde coletivos por adesão, conforme as regras da ANS. Informações resumidas. A comercialização dos planos respeita a área de abrangência das respectivas operadoras e a disponibilidade dos produtos pode variar de acordo com a região e a entidade de classe. Todas as informações referentes aos planos, incluindo preços, redes de prestadores e sua localização geográfica, são de responsabilidade exclusiva das respectivas operadoras. O preço e a rede de prestadores estão sujeitos a alterações, por parte da respectiva operadora, mesmo após a contratação do plano, respeitadas as disposições contratuais e legais (Lei nº 9.656/98). Condições contratuais disponíveis para análise. Junho/2016.

InterBrasil 

LIV Saúde

ans_logo.gif